sexta-feira, dezembro 03, 2010

Perguntas e respostas sobre acne .

Adolescência é mesmo um período difícil. A gente concorda super! E uma das coisas mais chatas são as terríveis espinhas que insistem em invadir, literalmente, nossa cara. Ninguém merece! Às vezes, dá vontade de se trancar em casa e não sair nunca mais, e pior... espremer cada espinha, uma a uma.
Calma! Dá pra resolver o problema com um pouquinho de paciência e informação, e passando longe das terríveis cicatrizes causadas pela acne. As dicas seguem bem explicadinhas pra você, pois respondemos as perguntas que não querem calar. Vamos nessa?

  • Quando fico nervosa com as provas, noto que aparecem mais espinhas no meu rosto. Isso é normal?
  • Algumas garotas têm pele perfeira e outras parecem ter tendência à acne, cravos e espinhas. É assim mesmo?
  • Onde posso procurar tratamento grátis para acne?
  • Quais os principais produtos que combatem a espinha, que dá pra comprar gastando pouco dinheiro?
  • Tenho uma festa sábado e apareceu uma espinha na minha testa. Dá pra secá-la rapidinho?
  • Comer muito chocolate faz aparecer espinhas?
  • O que fazer quando a acne começa a deixar cicatrizes na pele?
  • Existe alguma receita caseira para amenizar as espinhas?

Quando fico nervosa com as provas, noto que aparecem mais espinhas no meu rosto. Isso é normal?

É supernormal! O estresse piora a acne mesmo. Quando você sentir que vão pintar momentos de preocupação, estresse ou ansiedade, dobre os cuidados com a pele.

Algumas garotas têm pele perfeira e outras parecem ter tendência à acne, cravos e espinhas. É assim mesmo?
É, sim. Há quem tenha disposição para acne por ter poros mais abertos ou pele mais oleosa. Além disso, nas garotas, problemas hormonais também interferem na quantidade de espinhas.

Onde posso procurar tratamento grátis para acne?
Nos hospitais universitários e públicos de sua cidade. A Santa Casa de Misericórdia (RJ), por exemplo, faz tratamentos a preços populares.

Quais os principais produtos que combatem a espinha, que dá pra comprar gastando pouco dinheiro?
De acordo com a dermatologista Luiza Guedes, receitas manipuladas, prescritas pelo médico, podem ficar mais baratas, quando se compra em quantidades menores. “Mas se tiver que optar, o fundamental é a limpeza (sabonete) e o creme da noite, que tratam a essência da acne”, explica. De qualquer forma, cada caso é um caso e, por isso, consultar um médico é fundamental, ok?

Tenho uma festa sábado e apareceu uma espinha na minha testa. Dá pra secá-la rapidinho?

Existem bastões e corretivos secativos que podem ser usados nesse caso. Depois, um pouco de pó e uma maquiagem bem-feita vão disfarçar seu probleminha!


Comer muito chocolate faz aparecer espinhas?

“Isso ninguém conseguiu comprovar com estudos científicos. Algumas pessoas relatam uma sensibilidade maior e garantem que esse doce não faz bem à pele, mas não há provas de que isso seja realmente verdade”, conta Luiza.


O que fazer quando a acne começa a deixar cicatrizes na pele?
É melhor você procurar um dermatologista mesmo. Existem vários tipos de tratamentos que podem ir além de medicamentos, como peelings, laser e preenchimento e só um especialista pode analisar seu caso e indicar o mais adequado. De qualquer forma, lembre-se de que só depois de curar a acne é que a cicatriz será tratada, certo?


Existe alguma receita caseira para amenizar as espinhas?
Para a especialista, é melhor ficar longe de qualquer coisa desse tipo, pois “algumas experimentações podem até queimar a pele. Não vale a pena”. Pele linda ao natural é tudo de bom! Mas um make up básico pode ajudar muito também. 

0 comentários: