segunda-feira, janeiro 09, 2012

Sem mais dores de cabeça!

No verão fica muito mais comum do que você pensa sofrer com as temidas (e insuportáveis) dores de cabeça. Isso, por que, nessa estação, vários fatores podem provocar a crise: calor em excesso, viagens prolongadas, muita bebida (pras adultas, espero) e alimentação totalmente errada.

Foi feito um estudo lá nos Estados Unidos (Centro Médico Beth Israel Deaconess) as dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras coisas crescem em cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura! Ou seja, calor também causa dores de cabeça. ergh.


Tumblr_lwyvilv5h91r65ptxo1_500_large

Não é só o calor forte que deixa a cabeça mais sensível, vários outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar também deixam a cabeça doendo. E a explicação é simples: o calor causa desidratação, desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, que causa um distúrbio do metabolismo.

As principais causas, além do calor, são: viagens prolongadas, excessos de alimentação (mega comum nas festas né?) ou jejum prolongado, alteração na rotina do sono (comum também!). 

Se elas são intensas, e principalmente, se aconteceram mais de três dias por mês nos últimos meses, e os ajustes na rotina não conseguem prevenir as crises, o melhor é consultar o médico. 

-xoxo


0 comentários: